Ingredientes
- PRINCIPAIS QUEIJOS:
- BRIE: gordo, cremoso, nobre, francês. Deve acompanhar outros queijos e ter como complemento um bom vinho.
- DEMI-SEL: fresco, cremoso ou pouco cremoso. Pode ser servido no prato de queijos ou
enriquecendo lanches e preparações culinárias. - QUEIJO FUNDIDO: existem vários tipos e sabores, mas todos apresentam consistência cremosa, massa cozida e homogênea. Acompanha bolachas e pães, mas pode entrar também no preparo de pratos.
- EMMENTHAL: suíço, semiduro, casca rígida, salgado e picante. Pratos de queijo, preparação de algumas receitas.
- QUEIJOS DE CABRA: consistente e com sabor forte. Os mais famosos representantes do grupo são os “Crottins de Chavignol”. Degustados em pequenos nacos que, apesar de sua consistência, dissolvem-se na boca.
- GORGONZOLA: originário da localidade de gorgonzola (Milão). Parente próximo do Roquefort. Semiduro, casca fina e massa branco-amarelada, polvilhada de ervas.
- OUDA: queijo holandês de consistência cremosa. Massa cozida e gorda. Sabor forte e levemente picante. As vezes tem pequenos buracos.
- RENO: do tipo Gouda, em formato de bola e com casca vermelha.
- GRÝRE: suíço, de grande dimensões, duro e semiduro. Gordo, indispensável na tábua de queijos. Usado na maior parte das receitas de gratinados.
- PARMESÃO: do tipo duro, tem longa duração e sabor picante. Passa por um longo período de maturação e tem como característica a cor amarelo-forte. Pode apresentar gotículas de gordura em sua massa.
- CAMEMBERT: de pequeno tamanho e cremoso. Sabor típico, ligeiramente amargo .Indispensável no prato de queijos, é servido com vinho encorpado.
- CHEDDAR: de origem inglesa, semiduro, preparado com leite de vaca e creme, tem cor alaranjada.
- MOZARELA: queijo cremoso, de massa cozida e macia, não passa por processo de maturação. Muito usado na culinária italiana(em massas).
- PROVOLONE: feito com leite de ovelha, tem massa dura e gorda, de sabor picante e levemente defumada. Serve-se como aperitivo, com vinho branco.
- ROQUEFORT: queijo duro ou semiduro, à base de leite de ovelha. Tem origem na região de Roquefort, no sul da França. Massa branco-cremosa com traços verdes. Deve ser servido com outros queijos, complementando por vinho tinto encorpado.
Modo de Fazer
- Quanto a matéria prima: podem ser leite de vaca, cabra, ovelha ou búfala.
- Quanto a técnica preparo: podem ser de massa cozida ou de massa crua.
- Quanto a qualidade de gordura: podem ser magras, semi magras ou gordas.