Dicas, Todas

Recomendações para peixes, aves e carnes no micro-ondas

0 comentário

Ingredientes

  • Quando cozidos no micro-ondas, levam de metade a um terço do tempo do fogão convencional, ficando macios e suculentos.
  • Por não haver ar quente dentro do micro-ondas as carnes não douram, mas você poderá usar alguns recursos:
  • PARA CARNES  –  recomenda-se temperá-las a gosto e pincela-las com: molho de soja (shoyu), molho inglês, ketchup, mostarda, sopa de cebola, suco de laranja, molho de tomate, maionese, etc., ou usar páprica ou colorau dissolvidos na manteiga na proporção de 1 colher (chá) de páprica ou colorau para 1 colher (sopa) de manteiga, levando ao micro-ondas por 1 minuto na potência 5 para derreter. Pincele a carne já temperada, levando a seguir para assar. Tirinhas de bacon, além de ajudar a dourar, dão um gostinho todo especial. Um pouco de cerveja preta ou coca-cola nas carnes também podem dar bons resultados. O mais importante é optar por recursos que não interfiram no paladar da preferência de sua família. Experimente alguns e escolha seus prediletos.
  • PARA PEIXES  –  o uso do micro-ondas é o ideal, pois não é preciso mexer muito, evitando quebras. Por serem delicados, não deixe passar do ponto.
  • PEIXE INTEIRO  –  proteja a cabeça e o rabo dos peixes com tiras de papel manteiga para evitar ressecamento. Se desejar uma aparência de peixe assado, após temperado a gosto, pincele-o com molho de soja e depois com manteiga derretida. Se preferir cozido, apenas cubra os olhos do peixe com uma rodela de azeitona, pimentão vermelho ou tomate.
  • FILÉS DE PEIXE  –  ao arruma-los no refratário, coloque as partes mais grossas voltadas para o lado externo do prato. Se os filés forem muito compridos, sobreponha as partes mais finas no centro do prato. Decorrida a metade do cozimento, reverta as partes sobrepostas, assim, a parte que estava em cima passa para baixo, recebendo menos calor.
  • PARA AVES  –   recomenda-se que nunca cozinhe ou asse, uma ave congelada. Descongele-a totalmente e só depois, cozinhe. Para dourar a ave, utilize os recursos já mencionados.
  • PARA AVE INTEIRA  –  use o refratário raso. E para ave em pedaços, o fundo. Use a tampa só para o frango cozido ou ensopado.

Modo de Fazer

  1. Quando quiser um filé de peixe mais sequinho (grelhado) asse-o sobre a grelha própria para micro-ondas.
  2. Não sobreponha e nem cubra os filés à milanesa.
  3. Posta de peixe se for assada, poderá ser feita em refratário sem tampa ou na grelha.
  4. Na metade do cozimento, vire para uma atuação mais uniforme.
  5. As postas refogadas, com molho também ficam ótimas no micro-ondas, porém faça primeiro o molho e depois coloque as postas, pois seu cozimento é rápido.
  6. Se fizerem parte da receita ingredientes de lata ou pré-cozidos, acrescente-os no final do cozimento.
  7. Quando possível mexa os ensopados para apressar o cozimento e melhor distribuição de calor.
  8. Se possível, cozinhe os camarões distribuídos em círculos dentro do refratário com tampa (camarão no bafo).
  9. Se os camarões forem ensopados, prepare-os num refratário com tampa.
  10. Interrompa na metade do cozimento e mexa para uniformizar o calor.
0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários